Tarefa11 Equipamentos Beatriz Catarine 1
765 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCOESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - ELETROTÉCNICA
Aluna: Beatriz Catarine de Paiva Vieira
EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
TAREFA 11
Prof º.: METHÓDIO VAREJÃO DE GODOY
Turma: LO
RECIFE
2014
Nº: 3 da planilha, questões a serem resolvidas: 3, 9, 22, 29, 30, 33 e 36.
3. Como os pára-raios são usualmente instalados nos sistemas elétricos?
R- É o primeiro equipamento identificado numa subestação, e encontra-se conectado paralelamente ao sistema. Pode ser vista pela figura abaixo:
9. O que é uma inspeção de termovisão? Como ela é efetuada?
R- A Termografia constitui uma poderosa ferramenta preditiva usada no diagnóstico precoce de falhas e outros problemas em componentes elétricos em geral, evitando assim, panes e interrupções de energia nas instalações de interesse do usuário. É uma técnica de inspeção não destrutiva que se fundamenta na detecção e interpretação da radiação térmica emitida pelos equipamentos inspecionados, permitindo exame e a avaliação dos seus componentes sem a necessidade de qualquer contato físico com os mesmos. Os resultados são apresentados instantaneamente, durante a inspeção, na forma de imagens térmicas ou termogramas e como tal registrados para fins das subseqüentes providências (imediatas ou não), por parte dos interessados e posterior arquivamento. Portanto, por sua característica básica, a Termografia integra-se perfeitamente aos programas de Manutenção Preditiva de redes e instalações elétricas em geral, painéis, subestações, motores elétricos, etc.
Exemplo de uma imagens de termovisão:
22. Como se ajusta um centelhador para que ele atue para uma sobretensão maior ou menor?
R- para uma alta sobretensão a distância ‘d’ entre os contatos do centelhador é menor (curto-circuito) do que uma pequena sobretensão entre esses contatos (circuito aberto para tensões menores do que a suportável do pára-raio). Abaixo está mostrando o que significa essa distância ‘d’.
29. Que causas