tarefa modulo 3
MODULO: 3
DATA: 25/11/2013
Segundo o psicólogo israelense Reuven Feurestein, a mediação precisa ter pelo menos três características fundamentais para promover a modificabilidade cognitiva do sujeito, ou seja, a capacidade do indivíduo em modificar-se a partir da flexibilidade da sua estrutura cognitiva (GOMES, 2002). Descreva estas 3 características defendidas pelo referido autor.
Em primeiro lugar, é necessário que a mediação seja intencional, isto é, que o mediador centre-se no seu objeto principal: os processos cognitivos da criança (atenção, estratégias utilizadas, erros e acertos) e que haja reciprocidade do mediador, portanto, entre mediador e mediado deve haver formação de vínculos para que haja apropriação da ajuda fornecida. Em segundo lugar, é necessária a mediação de significado, ou seja, aquela em que o mediador aponte o sentido para o que ensina. Este significado deve construído na interação mediador e mediado. Em último lugar, deve haver uma mediação de transcendência na qual mediador e mediado devem caminhar para além da situação dada, isto é, generalizar alcançando a compreensão genuína. Esse conceito de mediação é baseado no entendimento de que em uma experiência de aprendizagem mediada é possível se promover a modificabilidade cognitiva tendo em vista que o ser humano é dotado de mente plástica, flexível, aberta a mudanças e de uma propensão natural para a aprendizagem.
Esses aspectos estão presentes em paradigmas pedagógicos que apontam uma relação estreita entre maturação e cultura, considerando-se que:
A modificabilidade, exceto em raríssimas situações, é condição filogenética da espécie humana;
A modificabilidade é proporcionada pelo fator sociocultural;
O sujeito é capaz de superar as condições atuais de sua estrutura cognitiva e de alterar o curso do desenvolvimento