EMOÇÕES
RESUMO
O presente artigo apresenta e demonstra as diferentes formas e manifestações do sistema emocional do ser humano, que varia de pessoa para pessoa. Sistema este que se altera constantemente e individualmente em função das diversas situações e circunstâncias vividas e enfrentadas no dia a dia do ser humano, da reação e do comportamento dela em relação aos estímulos que causam essas reações emocionais.
PALAVRAS-CHAVE: Comportamento, Reação
INTRODUÇÃO
Cada ser humano tem um temperamento que é uma característica hereditária e influenciada também pela aprendizagem em toda a sua vida. Este temperamento, que varia de pessoa para pessoa, gera um tipo de comportamento que acaba estimulando o indivíduo a ter diversas reações emocionais em função daquilo que ele vive e enfrenta em sua vida.
Muitas situações vivenciadas pelo ser humano podem ter reações diferentes de acordo com o estado emocional em que ele se encontra no momento.
Respostas emocionais acompanham, provavelmente, todas as outras respostas dos seres humanos. Não devem ser interpretadas como se ocorressem separadamente das demais. Por exemplo, a emoção e a motivação tem muita coisa em comum e ambas tendem a exercer um efeito excitante, ou despertador sobre o organismo. As maneiras de lidar com os estados afetivos são aprendidas e, frequentemente, se denominam ajustamentos.
O ajustamento relaciona-se com as respostas que dá uma pessoa ou com a maneira por que essa pessoa aprende a lidar com os seus sentimentos, emoções, motivos e circunstâncias ambientais. O ajustamento, como tal, não precisa ser concebido como avaliativo nem conformativo. Assim, o comportamento socialmente inaceitável – ou qualquer outro meio de lidar com a situação total das emoções, motivos e circunstâncias de outra pessoa – pode ser considerado ajustamento nesse sentido amplo.
A frustração e o conflito fazem parte da vida de todas as pessoas. Podem ser encarados como respostas de natureza