TAREFA MACROECONOMIA 06
TAREFA
DATA: 08/10/2012
NOME DO ALUNO: LEILA MARA XAVIER RODRIGUES
POLO: SETE LAGOAS
DISCIPLINA: MACROECONOMIA
TUTOR: WELDER PEREIRA DE FARIAS
1. O que se entende por Política Monetária e qual a importância dessa política?
A politica monetária tem influencia na condução da economia, controla a liquidez do sistema econômico meio do controle da oferta de moeda e das taxas de juros. Sua importância pode ser vista de duas maneiras: a perspectiva positiva, que propõem a quantidade de moeda em circulação, os instrumentos do mercado financeiro, taxas de juros e a inflação.
E a segundo por meio da visão filosófica que procura argumentos normativos para economia.
2. Quais os instrumentos de política monetária? Explique cada um:
Controle das emissões de moeda: O governo determina a quantidade de moeda a ser emitida, de acordo com o crescimento do produto. Depósitos compulsórios: São pagamentos obrigatórios sobre depósitos a vista, que os bancos devem remeter ao Banco Central. Responsável pela reserva técnica da rede bancária e pela manutenção do nível de crédito.
Taxas de redesconto: corresponde a empréstimos aos bancos para aumento de liquidez.
Operações de open-market: mecanismo de compra e venda de títulos públicos federais visando o controle da taxa de juros.
3. O que se entende por política fiscal?
Entende-se por política fiscal, a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos. Neste caso, o governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado.
A arrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança. Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Os gastos são