Tarefa 1 - Paralelo entre os governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.doc
336 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASCoordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão em Saúde – Modalidade à Distância
Tarefa 1 - Elaborar um texto contendo um paralelo entre os governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, no que se refere às estratégias de desenvolvimento adotadas.
O Brasil desde 1889 vem vivenciando um grande processo de modernização em sua historia política, social, cultural e econômica. Neste marco histórico é possível destacar as estratégias de desenvolvimento econômico adotadas pelo governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Apesar dos governos viverem em épocas diferentes na história do Brasil, ambos são marcados por um rápido processo de industrialização, grande utilização do dinheiro público em setores estratégicos e investimentos privados com capital nacional e internacional.
Vale enfatizar que o governo de Getúlio Vargas teve uma política centralizadora e o mesmo ficou conhecido como Estado Novo ou Ditatorial. Durante esse período houve a reorganização do poder estatal, a criação da Justiça do Trabalho e Eleitoral, dos Ministérios do Trabalho, da Educação e da Saúde, do IBGE e da Universidade do Brasil e o Serviço do Patrimônio Histórico do Brasil, além da crescente industrialização, financiada por meio do estado, com a criação da Petrobras, Vale do Rio Doce entre outras. Já o governo de Juscelino Kubitschek teve um estado desenvolvimentista e ficou conhecido como governo democrático. Esse período foi baseado em um programa de obras públicas, denominada de Plano de Metas – 50 anos em 5 anos- sendo 30 metas definidas e planejadas e dividida em cinco eixos, sendo eles: energia, transporte, indústria de base, alimentação, educação mais a criação de Brasília. Além disso, foi nesse período que o capital estrangeiro teve uma grande influencia na economia brasileira.
Em resumo, ambos os governos supracitados foram de suma importância para economia brasileira no Brasil de ontem, de