tangueamento

737 palavras 3 páginas
1 -NORMAS PARA TAGUEAMENTO
1-1 GENERALIDADES

O propósito desta norma é estabelecer uma padronização, visando a uniformização dos procedimentos para identificação de instrumentos e equipamentos, bem como da
Simbologia de Instrumentação, conforme a norma.
1-2 APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

Esta norma deve ser utilizada para:
- Fluxogramas de Processos
- Diagramas de Instrumentação e Tubulação
- Diagramas de Sistemas de Instrumentação
- Listas de Instrumentos / Equipamentos, Especificação Técnica para Compras , etc.
- Identificação de Instrumentação e Equipamentos
- Desenhos ligados à instruções de: instalação, manutenção e operação
2- ESTRUTURA HIERÁRQUICA DA PLANTA

Como objetivo de auxiliar a definição e os procedimentos que interligam uma planta de processo, com os recursos que este possui, tais como: tanques, vasos, válvulas, instrumentos, painéis e outros, torna-se necessário adotarmos uma filosofia que permita dividir hierarquicamente todas as partes de uma planta de processos, ou seja, uma fábrica em sua totalidade ou somente as partes de interesse, em atendimento ao projeto à ser desenvolvido.
Esta filosofia a qual chamaremos de ESTRUTURA HIERÁRQUICA DA
PLANTA, explica quais são as divisões suficientes, para definir, de forma clara e objetiva uma dada área produtiva na sua totalidade ou parcialmente.
Com o intuito de adotarmos uma terminologia o mais simples quanto possível listamos a seguir, os cinco (5) termos mais comuns sem prejuízo das sugestões das normas oficiais. São estes :
2-1 PLANTA
2-2 ÁREA
2-3 SETOR
2-4 GRUPO
2-5 INSTRUMENTOS/ EQUIPAMENTOS

2-1 PLANTA

O termo Planta define por si só a implantação como um todo . Dentro da planta estão envolvidos todos os demais locais que serão objetos de estudos de divisão para efeito de tagueamento. Portanto , a Planta concentra todos os locais existentes na implantação , contenham eles ou não elementos que serão objetos de identificação
Intencional , ou seja , que devem ser

Relacionados