Tampões de ferro fundido dúctil segundo a
Osmar Oliveira, da Therax Infraestrutura
A tendência cada vez maior de utilização de redes subterrâneas para transmissão e distribuição de energia tem influenciado constantes pesquisas e investimentos em técnicas, processos e produtos que permitam não só a redução dos custos de construção, mas também que garantam a segurança e o desempenho das redes durante sua operação e manutenção ao longo dos anos.
A elaboração da NBR 10160:2005 teve por objeto estabelecer os requisitos de fabricação e princípios construtivos de tampões e grelhas de ferro fundido dúctil (nodular), bem como suas definições, classes, aplicações e marcações para utilização em zonas de trânsito de veículos ou de pedestres.
Histórico
Antes da disponibilização da NBR 10160:2005, por falta de normalização adequada, as empresas instaladoras de redes subterrâneas eram obrigadas a definirem por si seus próprios padrões e especificações técnicas internas para tampões e grelhas. Atualmente, ainda é bastante comum encontrarmos total inadequação destas especificações no que se refere tanto ao material utilizado para fabricação das peças como também de sua carga de controle, ou seja, a carga mínima a ser considerada para verificação de resistência a eventuais cargas críticas.
Como conseqüência, freqüentemente nos deparamos com casos de acidentes causados pela queda de pedestres ou roda de veículos dentro dos poços de visita ou caixas subterrâneas que tiveram suas tampas quebradas ou até mesmo roubadas. Também por especificação inadequada dos dispositivos de segurança dos tampões, comumente são