Tamboreu
Apesar de ter sido introduzido no Brasil pela cidade de Santos e ser jogado por muitos na Baixada Santista, em São Paulo, no ABC e no Interior (Campinas e Valinhos), a modalidade é uma derivação do chamado “Tamburello”, esporte praticado na Itália. Foram justamente dois italianos, conhecidos na época por Donatellis, que trouxeram a novidade para terras santistas, em 1936. A improvisação foi a peça-chave no nascimento deste esporte.Isso porque a versão italiana era jogada em quadras de saibro, mas os dois estrangeiros não encontraram local adequado para praticar em Santos, recorrendo à praia.
Dimensões da quadra e rede
As dimensões oficiais da quadra são 34m de comprimento x 10m de largura em formato retangular. Sendo que a quadra é dividida em 2 metades de 17m x 10m por uma rede que tem de 80 a 1m de altura do chão.
Tamboréu e a bola
O tamboréu é instrumento composto de um aro e tampa de qualquer material, com diâmetro máximo de 26 centímetros e a bola é a mesma utilizada no tênis de quadra.
Dinâmica de jogo
O Tamboréu é esporte jogado por atletas colocados em posições opostas em cada metade da quadra, que é dividida por uma rede. Sendo que o objetivo de cada jogador é enviar a bola ao campo adversário, por acima da rede, sem que este possa devolvê-la .
Onde começar a praticar o Tamboréu?
Alguns clubes e pontos específicos para a prática de Tamboréu:
Santos
Escolinha de Tamboréu (uma parceria da prefeitura municipal com a ANT).
-Na praia em frente ao posto 2 – situado entre os canais 1 e 2 – todas as terças e quintas, das 8h às 10h. Basta dirigir-se ao local e procurar os professores Vivaldo ou Molinari. As aulas na escolinha são gratuitas.
-Na praia, em frente à av. Oswaldo Cochrane e em frente ao restaurante Vista ao Mar.
-Na praia, em frente à av. Presidente Wilson. Em frente à av. Conselheiro Nébias.
São Paulo, ABC e interior
Procurar a Federação Paulista de Tamboréu, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (rua Abílio