TAludes
Curso: Técnico em Edificações – 4º semestre
Taludes
Segundo Caputo (1988), sob o nome genérico de taludes compreende-se quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha. Podem ser naturais, casos das encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros. Podem-se classificar os principais tipos de movimentos de taludes em três grandes grupos:
a) Desprendimento de terra ou rocha – é uma porção de um maciço terroso ou de fragmentos de rocha que se destaca do resto do maciço, caindo livre e rapidamente, acumulando-se onde estaciona. Coroamento ou crista Corpo do Talude Pé do Talude Terreno de Fundação.
b) Escorregamento – deslocamento rápido de uma massa de solo ou de rocha que,rompendo-se do maciço, desliza para baixo e para o lado, ao longo de uma superfície de deslizamento.
c) Rastejo – deslocamento lento e contínuo de camadas superficiais sobre camadas mais profundas, com ou sem limite definido entre a massa de terreno que se desloca e a que permanece estacionária. A velocidade de rastejo é de cerca de 30 cm por decênio, enquanto que a velocidade média de avanço de um escorregamento é da ordem de 30 cm por hora.
A curvatura dos troncos de árvores, inclinação de postes e fendas no solo são algumas das indicações do rastejo.
Tipos de contenção:
Gabião;
Pneu usado;
Solo Grampeado;
Drenagem;
Concreto com contrafortes e outros.
A figura abaixo mostra as três principais forças que atuam em um talude:
A força S é a força da água que corre superficialmente e produz a erosão do terreno e em alguns casos a voçoroca.
A força E é a força denominada EMPUXO e ela empurra uma parte do terreno para fora do talude, causando o desastre:
A força N é a força da água que percola (anda) dentro do maciço do talude. A força da água arrasta as partículas finas da terra deixando no lugar