Tacogerador
“Alvimar Carneiro de Rezende”
Trabalho de fundamentos de automação Sensores de velocidade
INTRODUÇÃO
Na maioria dos processos industriais, a velocidade é uma das principais variáveis a ser controlada. Torna-se então extremamente necessário a medição desta variável de maneira eficiente e precisa, uma vez que uma variação mesmo que mínima na velocidade pode acarretar em uma disformidade no produto final. Além disto, quanto maior a velocidade de um processo ou de uma linha de produção maior será a produtividade. Classifica-se a velocidade em:
Velocidade Linear: Velocidade descrita em um movimento retilíneo. É dada pela razão do deslocamento ∆x, ocorrido durante um intervalo de tempo ∆t tendendo a zero, por esse intervalo de tempo. Ou seja:
Velocidade Angular: Velocidade descrita em um movimento de rotação em torno de um eixo fixo, chamado de eixo de rotação. É descrita como a razão do deslocamento angular ϕ∆, ocorrido durante um intervalo de tempo ∆t tendendo a zero, por esse intervalo de tempo. Ou seja:
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
“Alvimar Carneiro de Rezende”
Uma das formas de se medir a velocidade é utilizar algum dispositivo que transforme diretamente esta grandeza mecânica em uma grandeza elétrica. Este dispositivo existe e é conhecido como tacogerador. Outra forma é através da medição das grandezas necessárias para se calcular a velocidade, ou seja, o deslocamento
(seja linear ou angular) e o tempo como descrito anteriormente. O Encoder, dispositivo largamente utilizado na indústria, consegue medir com precisão o deslocamento. Então na prática, utiliza-se o Encoder e algum outro dispositivo capaz de medir o tempo e calcula-se a velocidade. O Tacogerador e o Encoder são sem dúvida os dois principais métodos de medição de velocidade existentes na indústria, e serão detalhados a seguir.
1. DESCRIÇÃO
TACOGERADOR
O tacogerador nada mais é