tabelas
ATIVIDADE 03
Natura, lições de comunicação e Sucesso.
Na altamente competitiva indústria de cosméticos, obter uma posição de destaque, obter uma posição de destaque não é tarefa fácil. Os produtos devem inspirar total confiança ao consumidor, já que não somente alteram e melhoram sua aparência, mas também influenciam sua autoestima e sensação de bem estar. Para conquistar esta confiança, as empresas devem fazer investimentos consideráveis em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, testes exaustivos para verificar possíveis efeitos indesejáveis e, não menos importante, esforços integrados de comunicação.
A Natura Cosméticos, vem conquistando ano a ano mais e mais consumidores fiéis. No mercado de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal para crianças, onde o Brasil é o terceiro maior do mundo e o quarto em maior em desodorantes e fragrâncias, vem obtendo um crescimento composto anual na ordem de 23% ao ano.
Mas somente possuir bons produtos, embora seja condição necessária, não seria suficiente para explicar o desempenho da empresa. A Natura desde seu início, pautou sua ação por um forte compromisso com mais do que a comercialização de seus produtos de beleza, mas sim com o bem estar integral de seus consumidores, consultoras, colaboradores e fornecedores em geral.
Todas as ações de comunicação visavam transmitir uma visão de mundo singular e completamente distinta dos demais concorrentes. A sua propaganda da linha Cronos na TV substituía as tradicionais bela modelos, magras e jovens, por pessoas reais, consultoras da Natura escolhidas em função da faixa de idade à qual o produto se destina. A sua ferramenta de marketing direto, a revista Ser Natura, dirigida às suas mais de 350 mil consultoras, não destaca exageradamente os preços dos produtos, como frequentemente fazem as empresas concorrentes, mas sim as características e a apresentação, as novas embalagens, tudo em apresentação gráfica primorosa para sua enorme