tabela
MONTESQUIEU
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
CONTEXTO/
PERÍODO
Hobbes viveu na Inglaterra do séc. XVII, num período em que havia um conflito político entre: o Rei - interessado em consolidar a monarquia absoluta; o parlamento - controlado pelos interesses da burguesia que visava adquirir mais poder, e assim, ampliar seus negócios.
Inglaterra do Séc. XVII marcado por crise político-religiosa. Pautada no antagonismo entre Coroa e parlamento, controlados, respectivamente, pela dinastia Stuart defensora do absolutismo e a burguesia ascendente, partidária do liberalismo, disputa que gerou uma sangrenta guerra civil – Revolução Puritana (1640-1649), com a vitória das forças parlamentares. Apenas em 1689, após a Revolução Gloriosa, assegurou-se a supremacia do Parlamento sobre a realeza e foi instituída uma monarquia limitada.
Viveu no sec. XVIII na França no período do absolutismo francês, o qual o rei surgia como um elemento centralizador da unidade politica.
Séc. XVIII, nascido em Genebra, foi um dos principais pensadores franceses no campo da política, moral e educação. A sociedade passava por uma complexa dinâmica social (clero e nobreza) o que importava era a manutenção do Antigo Regime. A França desse período estruturava-se socialmente em três ordens: Clero, Nobreza e burguesia. Rousseau é tido pelos protagonistas da revolução de 1789 como patrono da Revolução, por causa dos seus escritos.
PRINCIPAIS
OBRAS
Do cidadão (1642);
Elementos do direito natural e político (1650); Leviatã (1651)
Cartas para a tolerância (1689);
Ensaio sobre o entendimento humano (1690);
Dois tratados sobre o governo civil (1689)
Cartas Persas (1721)
O espirito das leis (1746)
Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens (1755);
Emílio (1762);
Contrato Social (1762);
Confissões (1764–70)
ESTADO DE
NATUREZA
A natureza dos homens é tão igual, que esses são movidos pelas suas paixões e desejos, e,