Tabela Pensadores
TEÓRICO (NASC./MOR-TE)
SÍNTESE DE SUA TEORIA
CONCEPÇÃO DE ESCOLA
CONCEPÇÃO DE ALUNO
Jean-Jacques Rosseau
(1712-1778)
Seus estudos analisaram o conhecimento da natureza humana através da reconstrução do processo que permitiu o estabelecimento da sociedade. Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
Capacidade de educar o aluno afim de transformá-lo em um homem do bem. O educador deve educar o aluno levando em conta suas capacidades.
O aluno só estaria apto a conviver em sociedade quando estivesse clara sua disposição natural para convivência com outras pessoas.
John Dewey
1859 - 1952
Segundo John Dewey a aprendizagem se dá quando se tem uma relação de teoria com prática, com o dia a dia, em discussões coletivas, compartilhando experiências, sendo em um lugar democrático onde não tenha barreiras de opiniões. Acreditava na capacidade do aluno pensar, no progresso educativo, somente conversando trocando idéias, experiências e sentimentos sobre seu cotidiano.
Com o passar do tempo, viu que aumentou a distância entre adultos e crianças, por isso a escola é importante para se ter o espaço para aprender. A escola seria um mundo em miniatura de forma simples e aos poucos passar algo mais difícil de compreender, pois as crianças estão sendo preparadas para a vida. Nessa teoria, os professores passariam situações para que possam resolver, possuem liberdade para pensar e ter suas certezas.
O professor vai passar problemas para os alunos, mas jamais resolver, usar meios para que possam raciocinar, e elaborar seus conceitos com o conhecimento ensinado.
O aluno possui a liberdade de pensar, de construir seus conceitos, regras e seus conhecimentos.
William Kilpatrick
(1871-1965)
Kilpatrick é um seguidor