T9AD Supermodernismo IBELINGS1998
719 palavras
3 páginas
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixCurso de Arquitetura e Urbanismo
História e Teoria da Arquitetura e da Cidade IV
T9AD. Supermodernismo
IBELINGS 1998
Erick Silva Sales Simplício
Belo Horizonte
Maio 2015
O trabalho apresentado a seguir tem por finalidade a resenha do texto (em espanhol) Supermodernismo: Arquitectura en la Era de la Globalización do autor Hans Ibelings. Publicado em Barcelona, no Editorial Gustavo Gili, em1998, (pp. 88-103 e 128-139), contendo a ideia central, estrutura do texto, crítica e comentários do aluno e integrando o conjunto de avaliações para aprovação na disciplina “História e Teoria da Arquitetura e das Cidades IV”, disciplina semipresencial, do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Neutralidade
Hans Ibelings fala neste capítulo, sobre a neutralidade da arquitetura atual, para ele, uma das seções em que a neutralidade da arquitetura atual se evidencia é na relação com o entorno, sendo a arquitetura capaz de fazer-se tão “solta” como as corporações internacionais conhecidas atualmente por “global players”, por não se víncularem específicamente com nação alguma.
Segundo o autor, desde o princípio dos anos 90, em todo o mundo, cada vez mais edifícios têm sido construídos sem apego a seu contexto, pois para o estilo de arquitetura do supermodernismo, as imediações não constituem um fator de legitimação, nem de inspiração, já que esses fatores provêm do que acontece no interior dos edifícios, dos seus programas, sendo neste aspecto, completamente distintos de sua variante pós-moderna. Ele afirma ainda que a neutralidade pode ser percebida como uma reação da tendência pós-moderna e deconstrutivista de projetar tudo, desde o edifício ao mobiliário. Contudo, a neutralidade da arquitetura contemporânea não é estritamente uma negação, embora sua vertente positiva seja mais difícil de se mostrar pelo fato do marco conceitual da arquitetura