Sólidos e suas propriedades
No estado sólido, a matéria apresenta forma própria e volume definido. Os sólidos tem formato definido porque as partículas fortemente seguras umas às outras: frequentemente em um modelo regular chamado retículo cristalino.
Os sólidos possuem algumas propriedades: - Fragilidade: O sólido frágil rompe-se com facilidade sem antes deforma-se e uma de suas característica é romper bruscamente, a fragilidade também é o oposto da ductilidade. Exemplo: A grafite é um material frágil.
- Dureza: é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.
Exemplo: As pedras preciosas são materiais de grande dureza. - Resistência: É a força resultante da aplicação de uma força sobre um material. É a deformação do material que gera a força resultante, na medida direta de seu módulo de elasticidade. Na engenharia, a resistência mecânica de uma estrutura é a sua capacidade de suportar as solicitações externas sem que estas venham a lhe causar deformações plásticas.
Exemplo: O ferro e outros metais são materiais resistentes a esforços externos.
- Elasticidade: o comportamento de corpos materiais que se deformam ao serem submetidos a ações externas (forças devidas ao contato com outros corpos, ação gravitacional agindo sobre sua massa, etc.), retornando à sua forma original quando a ação externa é removida.
Até um certo limite, dependente do material e temperatura, as tensões aplicadas são aproximadamente proporcionais às deformações. A constante de