Sócrates
Cada sofista expunha ou salientava os conteúdos que considerava importantes e não tinha de dar satisfações a ninguém sobre a escolha efetuada. Apesar de tudo, embora os sofistas ensinassem quaisquer assuntos relacionados, por exemplo, com a arte, com a ciência e com a política. Os sofistas eram particularmente conhecidos como sendo professores de retórica, sobretudo no domínio das leis e da política, nos meandros do poder e da sua ascensão. Preocupavam-se em dotar os seus alunos de uma capacidade de argumentação suficientemente persuasiva.
Na dialética, Protágoras foi o primeiro a ensinar que, em toda a questão, se podia defender o pró e o contra. Mas o objetivo principal era ensinar a vencer em toda a discussão possível. Protágoras segue um método de discussão cuja finalidade é confundir o adversário, tomando como ponto de partida questões ou afirmações eventualmente proferidas pelo lado oposto. A filosofia de vida dos sofistas adotava uma visão de mundo extremamente egoísta e utilitária diante dos problemas da atividade prática, por isso foi que Sócrates se levantou fortemente contra esta doutrina.
O que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito das coisas? _
O pensamento de Sócrates, traçado por Aristóteles, indica que ele procurava investigar conceitualmente a essência permanente do bom, do belo, do justo. Ele procurava encontrar um ponto firme e estável no mundo moral do Homem. É nos conceitos que Sócrates assenta a nossa existência de seres morais. Nela, a realidade não flui, mas verdadeiramente é, permanece imutável. Em Sócrates não há separação as idéias das coisas materiais. São do pensamento de Sócrates a determinação dos conceitos universais e o método indutivo de