Sócrates
Curso: Ed. Física
Nome: PALAVRA MÁGICA
Idade: 10 anos
Objetivo: Percepção, disciplina, confiança e trabalho em equipe
Material: Turma em sala de aula
Procedimento: Faça duas filas uma ao lado da outra, então, as ultimas pessoas das filas pensam em uma palavra, e vão tentar fazer a primeira pessoa saber que palavra é essa, ai está à graça, ninguém pode falar nada, a frase tem que ser escrita com o dedo nas costas das pessoas da fila letra por letra, desde a última até a primeira pessoa da fila, o grupo que conseguir fazer com que a primeira pessoa saiba a palavra ganha.
Opcional: Se o grupo errar a palavra, será sorteada uma pessoa para pagar um mico.
hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh- h hrhrhrhr
hrhrhr
hrhrhr
hrhrhrhr
ESPORTE NA ESCOLA: MAE É ISSO, PROFESSOR ? Atualmente, o esporte é o veiculo mais utilizado como forma de difusão do movimento corporal na escola de 1° e 2º graus. Mais do que isto, somente algumas modalidades esportivas tais como o futebol, basquetebol e voleibol fazem parte do conteúdo das aulas de Educação Física. Tendo em vista que os currículos que formam os professores incluem disciplinas como dança, capoeira, judô, atividades expressivas, ginástica, folclore e outras, de acordo com as opções de cada instituição, como explicar a pouca utilização destes conteúdos? Falta de espaço, de motivação, de material? Comodismo? Falta de aceitação destes conteúdos pela sociedade? Ou será que os professores desenvolvem somente os conteúdos com os quais têm maior afinidade?
Do ponto de vista do aluno, parecer haver realmente um identificação do significado da disciplina Educação Física com o esporte, principalmente a partir da 5ª série do primeiro grau. Aproximadamente 80% dos escolares entrevistados por CAVIGLIOLI (1976) consideraram a Educação Física sob uma ótica esportiva. Fato