Sócrates
Sobre a Apologia
a) Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo?
R: Para Sócrates a virtude era muito importante, então para ele o papel do filósofo é questionar ele mesmo e aos outros, e saber também, que nunca saberá tudo.
b) Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”?
R: Podemos entender de acordo com a afirmação que Sócrates acreditava que a reflexão era importante para rever nossos argumento, ou para descobrir as falhas em nossos argumentos. Sem reflexão podemos nos tornar limitados do nosso próprio saber
c) Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?
R: Sócrates não acreditava ser culpado, mas também não quis pagar fiança, preferiu deixar que o julgassem culpado por mais que pudesse ter feito sua defesa e ter sido absolvido, ele disse que o condenaram não por falta de palavras, mas sim por falta de cinismo e descaramento, fez também uma profecia para os que o condenaram, que o castigo recairia sobre eles após sua morte.
Sobre Críton!
a) Por que segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas?
R: Por uma questão de virtude, Sócrates não acha que um estado pode existir sem que todos obedeçam o que ele diz, compara também a violação da lei, como uma violência ao seu pai ou sua mãe, só que tal violência sendo praticada ao seu próprio país seria ainda pior.
b) Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio?
R: Sócrates acha que fugindo sem o consentimento do Estado estamos prejudicando a quem menos deveríamos prejudicar, Sócrates não quer com isso destruir as leis de todo o Estado.
c) A condenação de Sócrates, tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como que Críton, ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito?
R: