Sítese sobre futebol
Neste livro, Rui Silva faz uma abordagem geral e especifica dos assuntos que tiveram foco na Copa do Mundo da Itália em 1990: Abertura da Copa, os Hooligans, a dinâmica de ordem tática entre outros tópicos que são citados no livro.
O livro é contado de uma visão do autor, onde ele conta os detalhes vividos por ele na busca do conteúdo para esse livro que para mim explicou muito bem o que aconteceu na Itália/90.
No primeiro tópico do livro “A Inauguração” o autor conta o quanto foi espetacular a cerimônia da inauguração dos modernos Campeonatos do Mundo, e ele coloca em questão: “Espetáculo inultrapassável em matéria de beleza de encanto e significado?” E logo em seguida responde, “Sim!... até ao Mundial 94!…”.
No segundo tópico ele fala sobre o discurso que não foi proferido, o tópico fala sobre o discurso dos presidentes da FIFA e da Itália. O discurso não foi proferido porque a organização da competição pensou que os dois poderiam sofrer vaias durante o discurso. O discurso encontra-se no livro em italiano.
No terceiro e quarto tópico o autor conta sua experiência com os hooligans, sobre sua convivência com os integrantes da Football Suppoters Association (F.S.A.) uma organização inglesa que se instalou em Cagliari na Itália durante os jogos do Mundial, para contribuir com a organização, para fazer da conduta dos hooligans a mais agradável e o menos perturbante possível.
No quarto tópico o autor fala que a grosso modo de analisar as dinâmicas realizadas pelos jogadores, por si e em conjunto, no cumprimento das duas maiores funções do futebol “Defender e Atacar”, a partir de esquemas de atuação pré-concebidos, ele concluiu que poucos foram os que se destacaram em campo, no Itália 90. Ele cita também que ocorreram grandes apostas para quem seria o “Rei do Itália 90”, ele comparou com Mundiais que antecederam o de 90, Pelé rei da Suécia 58, Maradona rei do México 86, mas o que aconteceu foi que o mais bem colocado nas