Síntese - iamamoto
REFERÊNCIA: IAMAMOTO, Marilda Villela. Questão social e Serviço Social. IN: O
Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 19.ed. São
Paulo: Cortez, 2010. p. 27-42
O texto trabalha a questão social e a importância do seu entendimento para o Serviço Social.
Vivemos em uma sociedade de economia capitalista, onde, um dos principais fatores, a terceirização do trabalho, cresce cada vez mais; a desvalorização do trabalhador em detrimento da valorização do produto, do consumo, e do lucro é constante.
A questão social vem se modificando ao longo dos anos, principalmente após a década de 70 (período pós-guerra), com as estratégias fordistas/tayloristas (que, entre outras iniciativas, organizaram processos de produção em massa, para consumo também em massa) e assim é até hoje.
O grande desafio do profissional do Serviço Social é justamente estar sempre se atualizando, de acordo com as diversas formas de expressão desta questão (o desemprego, a fome, a violência, entre outros), resultante da desigualdade social existente.
Um dos pontos mais interessantes do texto foi, em minha opinião, o aumento do trabalho infantil (exploração do trabalho infantil) com a terceirização dos empregos. Grandes empresas contribuem para o aumento desta exploração, mesmo que indiretamente, pois é uma forma de redução de gastos com o custo da força de trabalho, e, dentro do sistema capitalista, o lucro em primeiro lugar. De acordo com a própria autora (pg. 39) “O desemprego dos adultos aumenta o trabalho infantil.”.
Sendo assim, uma das funções do Assistente Social é estar diretamente em contato com esta realidade social, da saúde pública, da criança e do adolescente, da terceira idade, entro outros, para ter o domínio nessa área, se faz necessário estar a par das principais diretrizes, notícias... (pg . 41) “acumular informações sobre a realidade