Síntese do amoníaco e Equilíbrio Químico
As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas finalidades construtivas: calçamentos, agregados para concreto e para pavimentos asfálticos, lastros ferroviários, enrugamentos de aterros, estruturas de arrimo, drenos, rochas ornamentais e aplicações em fachadas, tampos, peças especiais, esculturas, arte funerária e outras. É um material com uma flexibilidade artística muito grande e que já está aculturado ao Brasil. Por menor que seja o projeto, a rocha está sempre presente em nosso dia-a-dia.
2- Utilização de rochas ígneas.
As rochas ígneas, também chamadas de rochas magmáticas. São exemplos de rochas ígneas- Basalto: é uma rocha ígnea eruptiva composta de diferentes minerais, como a augita, a magnetita, a hematita, a apatita e o quartzo.
O basalto é uma rocha de extrema importância mundial, sendo utilizada na construção civil e na pavimentação de estradas de vários países. Através do basalto é possível obter “pedras” de detalhes, “pedras” de revestimento e brita.
Granito: composto essencialmente por quartzo e feldspatos, o granito é uma rocha ígnea, podendo apresentar grãos finos, médios ou grosseiros. Essa rocha tem grande valor comercial para a construção civil, podendo ser utilizada na ornamentação e revestimento.
3- Utilização de rochas sedimentares.
As rochas sedimentares bem cimentadas podem se constituir em bom material para blocos de fundação e de alvenaria, calçadas, meios fios, etc. ex: arenito de botucatu. Quando poucos cimentados ou trabalhados por agentes geológicos, as rochas sedimentares podem dar origem a depósitos de areias e pedregulhos ou de lamitos, com imensa utilização na construção civil, os primeiros no concreto e os últimos, na fabricação de tijolos e cerâmicas. Aterros: Os solos originados de rochas sedimentares, especialmente as