SÉRIES
Sequências de números são frequentes na matemática. Por exemplo, os números (2, 4, 6, 8, 10) formam uma sequência denominada finita, pois há um último número. Já uma sequência é denominada infinita, quando não tiver último número, exemplo: (1/3, 2/5, 3/7, 4/9,...).
Sequência é uma função cujo domínio é o conjunto {1, 2, 3,..., n,...} de todos os números inteiros positivos.
Os números que formam uma sequência são chamados de elementos. Se o n-ésimo elemento for dado por f(n), então a sequência será o conjunto de pares ordenados da forma (n, f(n)), onde n é um inteiro positivo.
Exemplificação:
Se f(n) = n/(2n+1), então f(1) = 1/3, f(2) = 2/5, f(3) = 3/7, f(4) = 4/9, e assim por diante. Com a formação dos pares ordenados, é possível representar em gráfico a sequência numérica:
A sequência {an} tem o limite L se para qualquer є > 0 existir um número N > 0, tal que n for um inteiro e se n > N, então |an – L| < є, representamos:
Exemplo:
Utilizando a definição de limite em uma sequência, prove que a sequência tem limite 1/2:
{n / (2n+1)}
Precisamos mostrar que para todo є > 0 existe um número N > 0, tal que se n for inteiro e Para que a informação anterior seja válida, tomamos N = (1 - 2є) / (4є) e se n for um inteiro Observe que no caso em que є = 1/8, então N = 3/2 e torna-se
Por exemplo, se n = 4, E 1/18 < 1/8. O estabelecido prova que a sequência dada tem limite 1/2.
Se a sequência tiver um limite, dizemos que ela é convergente, e an converge para o limite. Se a sequência não for convergente, ela será divergente.
Exemplo:
Determine se a sequência é convergente ou divergente: Queremos determinar se a sequência é convergente se Lim 4n²/(2n²+1) existe. Seja então, f(x) = 4x²/(2x²+1) e vamos estudar o limite de f(x). Assim, podemos dizer que o limite de f(n) é 2, desta forma, a sequência dada é convergente e 4n²/(2n²+1) converge para 2.
Se {an} e {bn} forem sequências convergentes, e