São tomas de aquino
Com apenas 5 anos seu pai o enternou num mosteiro. Aos 19 anos fugiu de casa para se juntar aos dominicanos medicantes. Estudou filosofia em Napoles e depois em Paris onde se decidiu ao ensino e ao estudo de questões filisficas. Se tornou discipulo de Santo Alberto Magno que descobriu e se emprecionou com sua inteligencia.
Foi mestre na universidade de paris no reinado de Luis IX da França. Morreu, com 49 anos, na Abadia de Fossanova, quando se dirigia para Lião a fim de participar do Concílio de Lião, a pedido do Papa.
2.Seu maior mérito foi a síntese do cristianismo. Em suas duas sumas sistematizou o conhecimento teologico e filosoficos de sua epoca são elas: Suma Teologica e Sua Contragentiles. Sustentou que a filosofia não poe ser substituida pela teologia de que ambas não se opoem e afirmou que não pode haver contradição entre fé e razão.
Explica que toda a criação é boa, tudo o que existe é bom, por participar do ser de Deus, o mal é a ausência de uma perfeição devida e a essência do mal é a privação ou ausência do bem.
Além da sua Teologia e da Filosofia, desenvolveu também uma teoria do conhecimento e uma Antropologia, deixou também escrito conselhos políticos: Do governo do Príncipe, ao rei de Chipre, que se contrapõe, do ponto de vista da ética, ao O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.
Com o uso da razão é possível demonstrar a existência de Deus, para isto propõe as 5 vias de demonstração:
3. Primeira via
Primeiro motor imóvel: tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido.
Segunda via
Causa primeira: decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. É