Systen
ANÁLISE DOS ESTOQUES EM PROCESSO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE CABINAS ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO
João Gilberto Zalla Filho Arthur José Vieira Porto Eduardo Vila Gonçalves Filho EESC-USP Convênio FIPAI – DaimlerChrysler do Brasil Ltda.
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de simulação de eventos discretos para o auxílio à tomada de decisão do planejamento da produção de caminhões em uma montadora de veículos comerciais. A análise dos estoques em processo do sistema de produção de cabinas dos caminhões é de significativa dificuldade em razão do tamanho dos produtos, do mix de produção e da variabilidade do fluxo das etapas de produção. Nesse estudo, técnicas de modelagem e simulação são utilizadas para auxiliar a análise dos estoques seletivos existentes nesse sistema. No decorrer do trabalho, estão apresentados a descrição do sistema estudado, as etapas de modelagem, a coleta de dados, a verificação, a validação e os resultados obtidos. São feitas algumas conclusões sobre os resultados obtidos no fim do trabalho. O estudo foi realizado utilizando o software de simulação de eventos discretos Arena® 5.0. Palavras-chave: simulação, modelagem, controle de estoques, indústria automobilística.
Introdução
A simulação de eventos discretos vem sendo utilizada com sucesso em estudos realizados nos sistemas de manufatura (Law & McComas, 1999), em que os resultados obtidos mostram as vantagens da utilização da simulação no auxílio à tomada de decisão em estudos de melhoria, identificação de problemas, performance, identificação e tratamento de gargalos, balanceamento de mãode-obra, utilização dos recursos, mix de produção, tempos de processo, logística, metodologias e layout (Willians & Çellik, 1998; Jayaraman & Gunal, 1997). Isso se deve à capacidade das ferramentas de simulação de sistemas discretos na análise de sistemas complexos e estocásticos, gerando resultados rápidos, precisos e com