Symbian
1
Histórico
A história do Symbian começa em 1991, quando a Psion realizou o
lançamento da primeira versão do sistema operacional EPOC para handhelds. Em 1997 foi lançado o Psion Series 5, o primeiro handheld a utilizar o sistema operacional EPOC32 (de 32 bits).
O Psion Series 5, possuía um processador ARM7100 de apenas 18.4 Mhz, 8MB de memória SRAM, usada para armazenamento e instalação
de programas, podia expandir a memória através de cartões Compact Flash de até 128 MB e funcionava com duas pilhas AA que resistiam a ate 30 horas de uso contínuo, possuía uma bateria de backup, como as de agenda eletrônicas para preservar os dados durante as trocas de pilhas.
2
Histórico
Figura 1. PSION SERIE 5
3
Histórico
O Psion 5 foi seguido pelo Series 5 MX, pelo Psion Revo e pelo Series 7,
um modelo maior e com tela colorida. Nenhum deles fez muito sucesso, o que acabou levando a empresa a descontinuar a linha. Apesar disso, o EPOC sobreviveu, dando origem ao Symbian.
Em 1998 foi fundada a companhia Symbian, por um consórcio formado pela Nokia, Motorola, Ericsson e pela própria Psion.
O objetivo da companhia era desenvolver uma versão do EPOC32
específica para aparelhos celulares – que foi chamado de Symbian OS. O aparelho-alvo deste sistema operacional são os smartphones (aparelhos centrados em voz, com capacidade para dados) e communicators (aparelhos centrados em dados, com capacidade para voz).
4
Histórico
O primeiro smartphone com Symbian OS foi lançado em novembro de
2000, o Ericsson R380. Em junho de 2001 foi lançado o primeiro communicator, o Nokia 9210.
Figura 2. Ericsson R380
5
Histórico
Figura 3. Nokia 9210
6
Estrutura do Symbian OS
O Symbian OS é distribuído nas seguintes camadas, de cima para
baixo: UI Framework Layer; Application Services Layer; Java ME; OS Services Layer; Base Services Layer; Kernel Services & Hardware Interface Layer. UI Framework Layer Camada