Sutentabilidade empresarial
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
A BASE ÉTICA DA SUSTENTABILIDADE:
Qual seu respaldo nos negócios?
ANGELA SAMARA JAROSZ
BRUNA BUCHNER
GABRIELA BORGES GARCEZ
MARIANA ELOISA DA SILVA
PROFESSOR VOLMIR FONTANA
Filosofia e Ética
Joinville – SC
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1. SUSTENTABILIDADE 04
2. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 07
CONCLUSÃO 11
ANEXOS 12
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
A sustentabilidade hoje, com certeza deriva da tecnologia, pelo homem construída. Tecnologia essa, que pode preservar e aprimorar a natureza, para o bem humano. Fala-se hoje no tripé da sustentabilidade, que busca a harmonia entre o ambiente, o homem e o social. Essa harmonia é indispensável, porém não suficiente, pois não basta preservar o meio ambiente, é preciso preservá-lo e aperfeiçoá-lo.
A sustentabilidade precisa alcançar todos os níveis da sociedade, pois o meio ambiente é todo o espaço que utilizamos, não apenas a parte “verde”, como pensamos, erroneamente.
A ética dos homens pode auxiliar na percepção da relação entre o ambiente e o ser humano, evidenciando assim a importância da sustentabilidade tanto na vida particular, quanto na vida profissional e no ambiente empresarial.
1. SUSTENTABILIDADE
Mundialmente a palavra sustentabilidade começou a ser propagada a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environment, em junho de 1972, em Estocolmo. A partir deste evento, que foi o primeiro encontro mundial promovido com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao meio ambiente e soluções para a preservação da humanidade, o conceito de sustentabilidade passou a ganhar uma maior importância. No Brasil, a expressão “sustentabilidade”, ganhou dimensões maiores após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992 no Rio de Janeiro.
De acordo com