SUSTENTABILIDADE E O USO DE ENERGIA EM DATA CENTERS
TENDÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS
Categoria: Pesquisa
PALAVRAS CHAVE: Data Center, energia, sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia RESUMO:
Data Center é um ambiente que abriga praticamente todas as informações que serão futuramente acessadas. Podem ser classificados pelo porte, como, pequenas em caso de empresas privadas, ou gigantescas como de corporações que abrem seus dados para o mundo, como por exemplo, a
Google, Microsoft, Apple, etc.
O Data Center deve ser capaz de garantir que não haja falta de energia e tampouco oscilação que possam danificar seus equipamentos, assim como uma refrigeração que possa manter este ambiente apto a receber esta grande quantidade de equipamentos funcionando vinte e quatro horas por dia e sete dias na semana.
Com os parágrafos acima nos deparamos com um quesito importante:
“De onde vem tanta energia para manter esses dados armazenados?” e avaliamos uma saturação do uso do meio ambiente neste nicho. Por isso é necessário que os mesmos possam consumir menos energia e colaborar com a preservação do meio ambiente.
JUSTIFICATIVA:
O crescente aumento da tecnologia leva a criação e extensão de novos equipamentos e consequentemente o aumento do consumo de energia gerando conseqüências ao meio-ambiente.
Segundo estudos, há uma tendência histórica que afirma que as operações de Data Centers aumentarão consideravelmente a emissão de gás carbono no planeta.
A adoção de melhores práticas de eficiência energética incluem o uso de ar com temperatura ambiente (quando viável), técnicas de virtualização de
servidores, além de implementação de técnicas de automação e gerenciamento de uso de energia em tempo real.
Se um arranjo de equipamentos críticos de TI for utilizado para atender várias aplicações, menor será a quantidade, permitindo atender operação com menos recursos e com economia.
A alimentação em corrente alternada vem sendo tradicionalmente