Sustentabilidade e Planeamento Urbano - De uma cidade caônica a uma cidade Policêntrica

2457 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE DO MINHO
Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Planeamento Urbano

Fase 2:
Da Cidade Canónica à Cidade Policêntrica

GUIMARÃES, 26 DE NOVEMBRO DE 2013

Índice

1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo o estudo, recolha e articulação de informação e experiências que possam resultar na definição de um modelo participativo, capaz de incluir os contributos da administração local, dos futuros residentes e dos diversos agentes que interferem no processo do planeamento urbano.
A sustentabilidade está na ordem do dia. O uso desenfreado de recursos fósseis e o impacto da emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa obrigam a repensar modos de vida e o seu impacto na sustentabilidade do nosso planeta. Por todo o lado surge o apelo à adoção de soluções e tecnologias sustentáveis. Existe já um conjunto muito vasto de experiências em arquitetura sustentável cuja qualidade mereceria uma implementação mais generalizada, com benefícios óbvios para a qualidade ambiental.

2. Sustentável ou Racional?
A cidade é a pauta atual: o século XIX foi dos impérios, o século XX das nações, o século XXI é das cidades.
- Carlos Leite, urbanista Brasileiro, autor de As Cidades Sustentáveis.

Figura - Cenário de evolução das cidades.
As cidades deterão, em meados deste século, 75% dos habitantes do planeta, uma vez que a tendência é abandonar as zonas rurais à procura de novas oportunidades, em áreas urbanas. A este ritmo, as cidades ficarão sobrelotadas e sem oferta à crescente procura de que serão alvo.
Mas que cidades serão essas para se constituírem como suporte qualificado de vida?
O crescimento dos centros urbanos faz-se acompanhar pelo aumento das infraestruturas, passando para segundo plano a importância do ecossistema e da qualidade do ambiente.
Assim, face à verificação de um crescimento tendencialmente urbanizado é de real importância revitaliza-las de modo a

Relacionados