Sustentabilidade Empresárial
O tema discutido é bem interessante, pois no mundo em que vivemos hoje se fala muito de sustentabilidade, mas nem todo mundo sabe o que quer dizer esta palavra e estão dizendo que é sustentável.
Temos hoje empresas que usam a sustentabilidade em seu marketing, mas não são sustentáveis, pois de um lado realmente a não agridem a natureza, como podemos citar exemplos de reciclagem, reaproveitamento de insumos e entre outros. Só que por outro lado agridem a natureza de outra forma com gastos desnecessários de folhas, a não separação dos lixos e poluição do nosso planeta. Temos que pensar como na ética planetária que busca o bem comum do planeta, não só pensando nos seres humanos e sim também nos seres vivos.
Para inserir este conceito em empresas devemos conscientizar os colaboradores de que o nosso planeta não vai aguentar muito tempo se continuarmos a agredi-lo, pois as mesmas pessoas que trabalham nas empresas que se dizem sustentáveis, são as mesmas que quando saem do seu local de trabalho não estão nem ai com o é dito dentro da empresa e não respeitam o nosso planeta como se deveria.
Deste modo as empresas deveriam cobrar mais dos seus funcionários da mesma forma que cobram os resultados do mês, assim todos teriam como meta a sustentabilidade e os resultados. Quem sabe desta forma forçariam as pessoas acostumarem em ser sustentáveis.
No ambiente externo as empresas podem criar mais campanhas publicitarias com o principal objeto da sustentabilidade e mostrando para os seus clientes como é bom ser sustentável. As vezes os cliente tem consciência, mas não praticam o que deveriam praticar as vezes por falta de incentivos e divulgação.
Uma empresa sustentável ela tem que ser “completa” (não existe a perfeição), pois a perfeição não teremos. Podemos dizer que para uma empresa ser “completa” ela tem que