Sustentabilidade Em Empresas
Lucas Aziz Carneiro Ary
Contextualização
•
•
O crescimento e a criação de grandes empresas é inevitável, gerando lucros e empregos, mas consequentemente podem causar danos ambientais seríssimos, principalmente empresas que utilizam recursos naturais, como empresas civis, siderúrgicas, nucleares e etc.
Fora as grandes consequências ambientais, outros fatores também levam a essas mudanças corporativas, como a criação de índices sustentáveis, que levam a concorrência empresarial, e com a globalização tornou-se muito fácil tomar conhecimento do cenário de uma empresa, assim as externalidades da empresa, sejam negativas ou positivas, tornam-se de conhecimento geral, levando a novos meios de gestão.
justificativa
•
•
No mercado financeiro internacional e nacional, investidores têm privilegiado empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investir seus recursos. Esses tipos de investimentos denominados “investimentos socialmente responsáveis” (SRI) consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista a longo prazo, pois se apresentam mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais (Bovespa, 2006).
Portanto, com a constante popularização do tema sustentabilidade, aumentou-se a concorrência pela imagem corporativa da empresa, que quando associados a qualidade no produto e segurança no trabalho, chama a atenção de consumidores.
Problema
•
•
•
Sempre em que ocorrem grandes alterações em algo, geralmente se sofre consequências, por isso cria-se a duvida de que impacto a gestão ecológica poderá gerar em uma empresa.
Quando o único intuito de uma corporação é gerar lucros e a riqueza de seus acionistas, e quaisquer ações diferentes podem colocar em risco a sobrevivência da empresa, gerando conflito entre gestores e acionistas, nessa linha percebe-se um conflito entre responsabilidade ambiental e desempenho financeiro. empresas interagem de quatro maneiras com o meio ambiente: pelo