Sustentabiidade
O desenvolvimento só é sustentável se for socialmente justo e estiver a serviço de muitos e não como privilégio de poucos, ecologicamente correto, sem trazer danos à natureza e economicamente viável.
O Programa de Certificação de Ativos, iniciado em julho de 2000, é a busca pela sustentabilidade dentro da linha Natura Ekos. Foi iniciado pela Natura com o objetivo de conhecer e garantir que os insumos vindos da flora brasileira sejam extraídos de forma ambientalmente correta e socialmente justa nos locais de origem de cada um dos ativos.
Esse programa é um instrumento que promove o cultivo e o manejo florestal sustentável, por meio da certificação das áreas de manejo das plantações e florestas nativas, envolvendo critérios ambientais, sociais e econômicos.
A certificação para ativos provenientes do extrativismo é baseada nos princípios e critérios do FSC (Forest Stewardship Council), organização não governamental internacional que certifica todas as florestas mundiais. Já para os ativos que vêm de áreas de cultivo, os princípios são os do CAN (Conservation Agriculture Network).
Em resumo, o Programa de Certificação de Ativos é realizado em seis etapas principais: levantamento da situação atual do local de origem do ativo; preparação do plano de manejo; avaliação do impacto social e ambiental; implementação do plano de manejo; obtenção do certificado e o monitoramento periódico. «