susten
Nos dias de hoje muito se fala sobre sustentabilidade, mas para tratar dela é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.
São muitas as definições de sustentabilidade, com ênfase no aspecto econômico, ambiental e sociocultural. Nesta ordem, seguem as definições:
Sustentabilidade econômica é importante para estabelecer um ambiente seguro para as gerações futuras. A camada de ozônio está diminuindo lentamente, o aquecimento global vem ocasionando tragédias ambientais como altas ondas de calor, enchentes, furacões e outros acontecimentos. O ser humano de hoje em dia está habituado ao uso do petróleo como combustível, mas é preciso olhar para frente e desenvolver tecnologias capazes de utilizar menos recursos naturais. Para o Banco Mundial, significa basear as políticas de desenvolvimento e as ambientais numa comparação entre custos e benefícios e uma cuidadosa análise econômica que fortaleça a proteção ambiental e aumente de forma sustentável os níveis de bem-estar. Por esta razão, definimos sustentabilidade econômica como uma forma de preservar o mundo para que possamos utilizar dele no futuro.
Sustentabilidade ambiental é enfatizada a abordagem ecológica na capacidade que um sistema possui de enfrentar distúrbios, mantendo suas funções e estrutura. Deve-se adotar políticas de conservação de energia e recursos naturais, substituir produtos não renováveis por renováveis e aumentar a eficiência dos recursos utilizados, significa encontrar formas inovadoras de minimizar nosso impacto no meio ambiente, e reduzir nossos custos com a conservação de água e energia. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado.
Sustentabilidade com foco sociocultural enfoca estratégias de longo prazo que, dentro da lógica de desempenho e lucro da