susanna
Um conjunto de textos musicais que narram à história de Suzane, uns dos conjuntos musicais mais populares no final do renascimento principalmente na França. Partindo-se de um poema criado por Guillaume Guéroult foi criado pelo menos trinta musicas por mais de vinte compositores diferentes, além da mais famosa definição de Orlando di Lasso, e forneceu a inspiração para as musicas em holandês, alemão e inglês, e com isso surgiu inúmeras versões instrumentais em toda Europa, não só arranjos instrumentais, mas também de versões vocais de outros compositores demonstrando uma grande variedade de técnicas e estilos de composições.
História
Uma historia bíblica no livro de Daniel (cap. 13) relata o drama vivido por Susane, uma mulher casada que era confrontada por dois anciões que cobiçava a sua beleza, e por ela não corresponder seus encantos e não render aos seus desejos, pois ela preferia morrer do que ofender seu Senhor, tornou-se alvo da chantagem e vingança desses anciãos, que acusaram publicamente de ter um amante.
Em um rápido julgamento penalizaram a morte, no entanto no momento antes de ser executada. Daniel com toda sabedoria levantou-se para a o apoiar pedindo um nove julgamento, e que nesse tempo desvendaria as falsas acusações que pesava sobre ela. Daniel questionou cada um dos anciãos separadamente perguntando a eles qual arvore teria surpreendido Susane em fragrante, e as repostas foram totalmente diferentes confirmando a inocência de Susane e a falsa acusação dos anciões, e apena foi invertida, levando os acusadores ao enforcamento.
A historia de uns dos livros apócrites da Biblia obteve uma ampla repercussão na música do renascimento que através do poema ``Susanne Un Jour´´de Guillaume Guéroult (1507-1569) musicado por Didier Lup sendo quatro vozes no ``Premier Livre´´ de Chansons Spirituelles.
Poema
Susanne un jour d'amour solicitée
Par deux viellardz, convoitans sa beauté,
Fust en son coeur et triste desconfortée,
Voyant