SURVEY
Állen Teixeira
Camila Figueiredo
Deliane Luiz
Eberson Kock
Jessimara Serra
O método de pesquisa survey.
Teixeira de Freitas
2015
O método de pesquisa survey.
A pesquisa survey obtém dados ou informações sobre características, opiniões ou ações de grupos, tendo como representante uma população alvo por meios de instrumento de pesquisa, normalmente utiza-se questionários, Fink discorre sobre a utilidade e sobre o que é esse método, e suas principais características e aspectos relacionados com uma survey entre as principais pode-se citar:
A survey é apropriada como método de pesquisa quando se deseja responder questões, do tipo: o quê? Por quê? Quanto? Ou seja, quando o foco de interesse é sobre como e por que estar acontecendo.
A melhor situação parar estudar o fenômeno natural de interesse é o ambiente natural. Não é possível controlar as variáveis dependentes e independentes e nem se tem interesse.
Pinsonneaut & Kraemer classificaram a pesquisa survey quanto ao seu proposito em: Explanatória, exploratória e descritiva.
Explanatória: Questiona por que a relação existe e tem como objetivo testar uma teoria e as relações causais e estabelece essas relações.
Exploratória: Busca descobrir novas possibilidades e dimensões da população de interesse, tendo como objetivo familiarizar-se com o tópico ou identificar os conceitos iniciais sobre um tópico, dando ênfase na determinação como e quais conceitos devem ser medidos.
Descritiva: Busca identificar eventos, situações, atitudes ou opiniões de uma população. Não é causal mais tem o proposito de verificar se a percepção dos fatos está ou não de acordo com a realidade.
Quanto ao número de momentos ou pontos no tempo em que os dados são coletados, a pesquisa pode ser: Longtudinal ou corte-transversal.
Longtudinal: busca estudar a evolução ou mudanças de determinadas variáveis ou as relações entre elas, e a coleta dos dados acontece ao longo do tempo em períodos ou pontos especificados.