suporte basico de vida aula 5
Suporte Básico de Vida
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
Ferimentos
Os ferimentos são as alterações mais comuns de ocorrer em acidentes de trabalho.
São lesões que surgem sempre que existe um traumatismo, seja em que proporção for, desde um pequeno corte ou escoriação de atendimento doméstico até acidentes violentos com politraumatismo e complicações.
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
Todos os ferimentos, logo que ocorrem:
1. Causam dor;
2. Originam sangramentos;
3. São vulneráveis as infecções.
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
Os ferimentos são lesões que apresentam solução de continuidade dos tecidos e provocam o rompimento da pele e, conforme seu tipo e profundidade, rompimento das camadas de gordura e de músculo.
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
Os ferimentos incisos são provocados por objetos cortantes, têm bordas regulares e causam sangramentos de variados graus, devido ao seccionamento dos vasos sanguíneos e danos a tendões, músculos e nervos.
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
Os ferimentos contusos, chamados de lacerações, são lesões teciduais de bordas irregulares, provocados por objetos rombudos, através de trauma fechado sob superfícies ósseas, com o esmagamento dos tecidos. O sangramento deve ser controlado por compressão direta e aplicação de curativo e bandagens.
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
Os ferimentos perfurantes são lesões causadas por perfurações da pele e dos tecidos subjacentes por um objeto. O orifício de entrada pode não corresponder à profundidade da lesão.
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
Os ferimentos transfixantes atravessam de lado a lado uma parte do corpo.
Os ferimentos puntiformes geralmente sangram pouco para o exterior.
EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
As avulsões são lesões onde ocorrem descolamentos da pele em relação ao tecido subjacente, que pode se manter ligado ao tecido sadio ou não. Apresentam graus variados de sangramento, geralmente de difícil controle. A localização mais comum