Super Grupo Espinhaço
O Super grupo Espinhaço foi dividido em dois grupos: Grupo Diamantina (Guinda) e Grupo Conselheiro Mata, baseada na evolução do Rifte espinhaço e no contexto deposicional das formações.
A porção inferior do Supergrupo Espinhaço é representada pelo Grupo Diamantina, o qual é constituído pela reunião das três formações basais: São João da Chapada, Sopa-Brumadinho e Galho do Miguel, da base para o topo, A sequência de topo do Supergrupo Espinhaço é constituída pela reunião de cinco formações: Santa Rita, Córrego dos Borges, Córrego da Bandeira, Córrego Pereira e Rio Pardo Grande, da base para o topo. O pacote recebeu a designação de Grupo Conselheiro Mata.
Formação São João da Chapada permite boa caracterização sedimentológica da unidade. Os litotipos predominantes são quartzitos finos até grossos, com intercalações filíticas de ordem centimétrica a métrica. É comum a ocorrência de lentes de metaconglomerados e/ou metabrechas, com séixos principalmente de quartzito e quartzo de veio em matriz quartzosa, às vezes micácea. As estruturas primárias observáveis nos quartzitos são estratificações plano-paralelas, cruzadas tabulares e acanaladas, normalmente de baixo ângulo, que podem atingir de três a cinco metros, e marcas onduladas de cristas retas. As características descritas registram um contexto dominante de deposição fluvial do tipo braided (segundo Garcia & Uhlein 1987), que sugere depósitos mais distais do sistema fluvial, com ocorrência de porções com retrabalhamento marinho.
O início da deposição da Formação Sopa-Brumadinho é marcado pela passagem de quartzitos de granulação média a grossa, a quartzitos finos e micáceos com estratificações plano paralelas e cruzadas de