sumario
Grupo: Dayara, Julio e Luis - 3ºJ
Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro.
Principais Obras Literarias: Serenata, Convite, Clara, Motivo, Retrato, Leveza, Cada Palavra Uma Folha, Humildade, Vigília, entre outras.
Principais Temas: Os temas são constantemente retratados em seus poemas pela morte, o amor, o eterno e o efêmero. A morte se faz muito cedo na vida da autora que perdeu a mãe quando criança (apenas 3 anos de idade).
Caracteristicas: É possível perceber a musicalidade nos escritos de Cecília. A escritora utiliza técnicas literárias tradicionais para compor seus versos, a estruturação do soneto é um exemplo.
Aspectos Formais: Como a poesia ceciliana explora muito os recursos da musicalidade, fez-se necessário compreender alguns aspectos da fonologia, destacando o uso das assonâncias, aliterações, rimas, cavalgamentos, cesuras e a sua significação em relação ao poema e à obra. Emprego de algumas classes de palavras, significativas na poesia ou em alguns aspectos da sintaxe, procurando estudar a significação de palavras ligadas aos seus aspectos expressivos, isto é, o seu léxico-semântico. Cecília Meireles é tradicionalmente classificada como uma autora modernista, mais especificamente da 2ª fase do movimento, mas sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas.
Influencia de Vanguarda Europeia: Na modernidade, as relações interartes intensificam-se, pois o que caracteriza osmovimentos modernos são atividades, programas e manifestos partilhados por artistas devários campos. Com o Modernismo e o advento das chamadas correntes vanguardistas,renovam-se as experiências poético-pictóricas.
SUMÁRIO
1