Sumario
1. Introdução
Você vê coisas e diz: por quê? Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: por que não?
George Bernard Shaw
2. Conceito de Estoque
Os estoques funcionam como reguladores do fluxo do negócio e são utilizados principalmente com o objetivo de atender ao prazo de entrega do produto, que normalmente não é compatível com o tempo total do ciclo de fabricação (lead-time).
Em uma análise simples, o estoque pode ser considerado um mal necessário, pois sua existência carrega vários fatores de custo diretamente proporcionais ao volume de materiais mantidos nos estoques.
Importante
Fluxo do negócio: é a sequência lógica das operações e das atividades do processo da empresa.
Lead-time: é o tempo total para realização de uma atividade ou de um processo.
Fundamentos
Universidade Anhembi Morumbi
Portanto, é fator de vantagem competitiva o gerenciamento eficaz dos estoques; conhecê-lo é fundamental para ter uma gestão melhor.
3. Tipos de Estoque
Há vários tipos de estoques. Para estudo da logística, é importante conhecer os seguintes: • Estoque de matéria-prima: são todos os itens do estoque utilizados no processo de produção e que incorporam o produto, sofrendo ou não transformação. Exemplos: chapa de aço, parafusos, computador de bordo do automóvel etc.
• Estoque de material auxiliar: são todos os itens do estoque utilizados no processo de produção, sem que incorporem o produto, como por exemplo: lixas, solvente para limpeza etc.
Fundamentos
Universidade Anhembi Morumbi
• Estoque de produtos em processo: são todos os itens do estoque que, em determinado período de tempo, estão em processo de produção; são materiais que começaram a sofrer alterações sem contudo estarem finalizados.
• Estoque de produtos acabados: são todos os itens do estoque que já estão finalizados e prontos para serem entregues aos consumidores finais. São representados pelos produtos finais da empresa e por