sujeitos e tipos de predicado
DEFINIÇÃO: a Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si. A sintaxe é um instrumento essencial para o manuseio satisfatório das múltiplas possibilidades que existem para combinar palavras e orações.
ÍNDICE Análise Sintática Frase Tipos de Frases Estrutura da Frase: Oração Período: Período Simples, Período Composto Objetivos da Análise Sintática / Estrutura de um Período / Termos da Oração Termos Essenciais da Oração Sujeito e Predicado / Posição do Sujeito na Oração Classificação do Sujeito: Sujeito Determinado Sujeito Indeterminado Oração Sem Sujeito Predicado Predicação Verbal: Verbo Intransitivo, Verbo Transitivo, Verbo de Ligação Classificação do Predicado: Predicado Verbal Predicado Nominal / Predicativo do Sujeito Predicado Verbo-Nominal / Estrutura do Predicado Verbo-Nominal Termos Integrantes da Oração Complementos Verbais: Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal / Agente da Passiva
1- FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
Frase
Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo ser formada por uma só palavra ou por várias, podendo ter verbos ou não. A frase exprime, através da fala ou da escrita: ideias emoções ordens apelos A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio linguístico, transmitir um conteúdo satisfatório para a situação em que é utilizada.
Exemplos:
O Brasil possui um grande potencial turístico.
Espantoso!
Não vá embora.
Silêncio!
O telefone está tocando.
Observação: a frase que não possui verbo denomina-se Frase Nominal.
Na língua falada, a frase é caracterizada pela entoação, que indica nitidamente seu início e seu