sujeira noise
Os dois Gratuitos, ocupando espaço público, primeiro com dinheiro de uma pessoa e segundo foi coletivo.
Significado politico: ocupação de espaço publico, aproveitar das vantagens que você tem de usar um alvará. Fato democrático, o jeito que o evento é concebido, organizado de forma coletiva, todos podem opinar. Todos que tem banda podem comentar. Os organizadores fazem a limpeza da praça após o evento.
Oportunidade de quem não poderia tocar em um festival oficial.
Toda banda tem estilo diferente, rock mais autoral, estilo mais transgressor.
Não tem caráter comercial, em protesto a festivais que estão acontecendo na região, com viés comercial de mercado e não formação de publico e sem valor cultural.
Muitos dos presentes acabam não participam tanto, por que os organizadores tinham relação de amizade, não possibilitou abertura maior ao publico. Muita gente não interagiu, ficou sentada, sem entender realmente o que estava rolando.
Quem participava tinha uma concepção de mudança de um olhar estético cultural razoável.
Primeira edição foi fomentada pelo Gustavo Ottoboni, intenção inicial de inaugurar show da banda dele.
O inicio do evento era mais ingênuo, mais intimo, mas muitas ideias foram aparecendo, o evento se tornou mais cultural, passou a ter alguma responsabilidade cultural, um estilo. Formação de publico, politica, acesso a novas perspectivas, até em relação à estética.
Na primeira edição, em novembro de 2012, foi realizado um evento gratuito no clube literário de Piranguinho, este cedido pela prefeitura. O objetivo era fomentar uma cena Rock/Metal/Punk na cidade, algo que nunca aconteceu, embora há muitos fãs do estilo. O evento foi além das expectativas, principalmente quanto ao público (vindo de várias cidade da região), que lotou o clube e a praça ao redor.
Primeiro evento:
1. Nova Atlântida – indie rock, de Pouso Alegre.
2. Stopped On the