Sucesso olimpico
SUCESSO OLÍMPICO (POPXPIB)
São Paulo
2012
SUCESSO OLÍMPICO (POPXPIB)
Pesquisa apresentada à
Faculdade Carlos Drummond de Andrade, sob orientação do Professor Cleiton Abrahão.
São Paulo
2012
O estudo apresentado pelos Economistas Andrew Bernard e Meghan Busse indica que não somente os países mais populosos serão os grandes vencedores no quadro de medalhas, pois, a riqueza do País, também é um fator predominante para o sucesso olímpico. Caso contrário, os países tais como: China, Índia, Bangladesh e Indonésia seriam os maiores recordistas no quadro de medalhas, mas não é bem assim que acontece. O PIB Mundial destes países juntos representam apenas 5%, sendo que em relação à população representam mais de 40% de habitantes no mundo.
Junto ao PIB e ao POP, podemos destacar também, outros fatores predominantes para o sucesso em uma olimpíada, que é sediar uma Olimpíada e seu histórico nas olimpíadas.
Citação
As Medalhas Olímpicas são medidas na capacidade em que o País possui em aumentar o seu valor de mercado de todos seus bens e serviços finais, produzidos legalmente em um dado período de tempo, conforme concluído por Andrew Bernard e Meghan Busse: Bernard e Busse concluíram que a melhor medida da capacidade que um país tem de produzir atletas de nível mundial é o PIB total. Um PIB total elevado significa mais medalhas, independentemente de ser esse total resultado de um grande PIB per capita ou de um grande número de habitantes (POP) (N. GREGORY MANKIW – Introdução à Economia Paginas 514 a 515) Conclusão:
Para que seja consolidado o sucesso em uma olimpíada, devem-se levar em consideração quatro fatores: PIB, POP, sucesso olímpico do ano (s) anterior (es) e por último, mas que eleva o número de medalhas, é sediar em seu país as modalidades