SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS
Pergunta 1
1.
2.
3.
4. Analise a frase de Adam Zagajewski e assinale a alternativa correta:
“Pois o adjetivo é o imprescindível avalista da individualidade de pessoas e coisas.”
No trecho citado o adjetivo possui maior importância que os substantivos, pois ele é quem qualifica substantivo, isso fica claro, pois a palavra: “adjetivo” recebe uma qualidade.
O adjetivo possui uma conotação puramente semântica, sendo de pouca importância na língua, e a frase deseja enfatizar que há os substantivos possuem uma maior importância na língua portuguesa.
O trecho trata somente da função gramatical do adjetivo e não pode ser classificado como substantivo, pois é ele o responsável por atribuir qualidades aos seres e não por conter essas características.
Com relação à palavra: “adjetivo”, na frase destacada, podemos classificá-la como um substantivo e “imprescindível avalista” a qualidade que lhe foi atribuída sendo essa um adjetivo.
O excerto mostra que o adjetivo qualifica negativamente o substantivo, independe da classe a qual pertence, sendo o adjetivo um elemento de depreciação das pessoas e coisas.
0,2 pontos
Pergunta 2
1. Leia o trecho do livro: “O primo Basílio” de Eça de Queirós, e assinale a alternativa correta:
Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.
Disponível em: http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/ecadequeiros/oprimobasilio.htm
Devido à existência de muitos substantivos na cena, o