Substantivo
Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. Ex.: casa, avião, grito, música, felicidade, amor etc.
Qualquer palavra pode ser substantivada. Para tanto basta precedê-la de um artigo. Ex.: O não é uma palavra cruel. (advérbio substantivado). O amar e o odiar não conhecem limites. (verbos substantivados).
O substantivo podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Quanto ao elemento que designa, o substantivo classifica-se em: próprio (Brasil), comum (cidade), concreto (caneta), abstrato (beleza), simples (flor), composto (beija-flor), primitivo (carro), derivado (carrinho).
Substantivo Comum
Palavra que designa ou nomeia um grupo geral de objetos, animais, plantas ou quaisquer outros seres vivos ou não, os quais possuem as mesmas características. Ou seja, é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. Geralmente são grafados com letra minúscula.
Ex:
mulher, cachorro, cidade, loja, livro.
Note que não é qualquer coisa que pode ser denominada como mulher, cachorro, cidade ou livro. Para fazer parte deste grupo é necessário obedecer a algumas características em comum para todos os seres que também fazem parte deste grupo.
Substantivo Próprio
Palavra que denomina um ser único, específico, diferenciando-o do restante do grupo. Geralmente é grafado com letra maiúscula. Por exemplo, São Paulo é o nome próprio de uma cidade, ou seja, especifica um ser dentro de um grupo que se denomina pelo substantivo comum cidade. Indicam um nome, seja ele de um lugar, ser vivo ou obra. O estudo destes é chamado de