Subestação
Uma subestação é uma instalação elétrica de alta potência, contendo equipamentos para transmissão e distribuição de energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle .
Funciona como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão de energia elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético, transformando os níveis de tensão e funcionando como pontos de entrega para consumidores industriais.
No caso da CPTM a instalação de uma subestação se faz necessário pelo fato de que a empresa não usa os níveis comuns de tensão (110V, 220V, 380V, 440V), mas precisa entregar 3KVcc para a utilização na rede aérea e 6600Vac para a utilização na sinalização.
Relatório: Da linha de distribuição da concessionária de energia são captados 88kVac. Estes são trazidos para dentro da subestação, esta tensão é dividida em dois circuitos exatamente iguais. Lá, primeiramente as três fases passam por um para raio, que oferece a proteção inicial para a subestação, e nele também é apresentada a contagem de quantos raios caíram ali. Como mostrado na figura à direita. Depois de passar pelo para raio a tensão passa por um transformador de potência (TP) que é um equipamento usado principalmente para sistemas de medição de tensão elétrica, sendo capaz de reduzir a tensão do circuito para níveis compatíveis com a máxima suportável pelos instrumentos de medição. Sua principal aplicação é na medição de tensões com valores elevados, ou seja, em seu circuito primário (entrada) é conectada a tensão a ser medida, sendo que no secundário (saída) será reproduzida uma tensão reduzida e diretamente proporcional a do primário. Assim, com menor custo e maior segurança, pode-se conectar o instrumento de medição (voltímetro)no secundário. A razão (divisão) entre a tensão no primário sobre a tensão apresentada no secundário de qualquer transformador é uma constante chamada de relação de transformação (RT).
O TP está localizado à esquerda na imagem