Subesta O De Transforma O El Trica
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
ELEMENTOS PREDIAIS
Subestação de
Transformação
Elétrica
GRUPO: ISIS MARYE, ROBERTA BONELLY, STEPHANY NIELSEN E VANICIA KRAUSE
VITÓRIA
21 DE AGOSTO DE 2013
Introdução
É um conjunto de equipamentos que tem como tarefa transformar os níveis de tensão para os valores apropriados para determinado uso. É também uma instalação elétrica de alta potência, contendo equipamentos para transmissão e distribuição de energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle .
Funciona como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão de energia elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético, transformando os níveis de tensão e funcionando como pontos de entrega para consumidores industriais.
Partes Constituintes
Localização
O ponto de entrega, também denominado ponto de conexão, de uma unidade consumidora, devidamente individualizado pela instalação de um sistema de medição de faturamento, além de ser um ponto de interligação das instalações elétricas do consumidor com o sistema elétrico da ESCELSA.
Em casos de prédios de múltiplas unidades, cuja transformação pertença à ESCELSA, esteja localizada no interior do imóvel, o ponto de entrega deve situar-se na entrada do barramento geral.
Cuidados Necessários
Critérios Dimensionamento do
Local
- ser construída com paredes de alvenaria, com teto e piso em concreto armado - ter porta metálica e abrir para fora
- ter o teto impermeabilizado e inclinação mínima de 2% de modo a evitar o escoamento de água sobre os condutores.
- possuir sistema de iluminação artificial;
- como medida de segurança, recomenda-se prever sistema de proteção contra incêndio; (exemplo citado, na obra visitado seria colocado porta corta-fogo)
- na subestação mais de um transformador, deverá existir no lado da alta tensão, chave seccionadora basculante tripolar, classe 15 kV, corrente mínima 200 A, comando simultâneo ou chave