STELLITE
As ligas Stellite, base Cobalto, são as ligas mais bem conhecidas e bem sucedidas. Elas combinam excelente resistência a desgaste mecânico, especialmente em altas temperaturas, com resistência muito boa à corrosão. As ligas Stellite são em sua maioria ligas base cobalto com adições de Cr, C, W e/ou Mo. Elas são resistentes à cavitação, corrosão, erosão, abrasão e atrito.
As ligas Stellite de baixo carbono são geralmente recomendadas para cavitação, desgaste por deslizamento ou atrito moderado. As ligas Stellite de alto carbono são normalmente selecionadas para abrasão, atrito forte ou erosão de baixo ângulo. A Stellite 6 é a liga mais popular, pois proporciona um bom equilíbrio de todas estas propriedades. As ligas Stellite mantêm suas propriedades em altas temperaturas, onde tem também excelente resistência a oxidação. Elas são tipicamente usadas na faixa de temperatura de 315 a 600°C (600-1112°F). Elas podem ser usinadas com excepcionais níveis de acabamento superficial, com um baixo coeficiente de atrito para proporcionar maior resistência ao desgaste por deslizamento.
O fabricante da liga, fabrica diferentes ligas com distintas percentagens dos componentes, em função das aplicações a que se destinem.
A percentagem de cobalto oscila entre os 30% e os 65%, a de crómio entre os 10% a 65%, tungsténio entre os 3% e os 60%, e o carbono não ultrapassa os 4%.
Indústrias Atendidas : Aeroespacial,
Petróleo e Gás, Válvulas, Automotiva, Geração de energia, Siderúrgica, Madeireira, Vidraria,
Forja, Odontológica, Borracha, Alimentícia,
Papel, Plástico.
PROTESES DENTARIAS
VÁLVULAS DE MOTORES