stc - adn
Deste modo é possível ler a cadeia do ADN, obtendo-se como que uma sequência de letras.
Por exemplo: ATGATTCTGTAGCCTGATCCC. A esta sequência dá-se o nome de genoma.
Uma das funções das moléculas de ADN é replicar-se a si mesma, sendo o ADN responsável por passar de geração para geração, as características genéticas, como o tom da pele ou a cor dos olhos.
Mas o seu principal papel é armazenar as informações necessárias, para a construção das proteínas e ARNs (Ácido Ribonucleico), responsáveis pela construção do organismo.
Hoje em dia, o ADN é utilizado por exemplo na medicina, pois há milhares de doenças hereditárias diferentes em que cada uma resulta de um defeito num gene, que agora conhecemos. Assim, podemos detetá-los antes da nascença com esperança de os poder corrigir, utilizando a engenharia genética. Podemos também com testes prever as doenças a que um indivíduo está mais sujeito e acabar por preveni-las a tempo. Como por exemplo a amniocentese, que é um teste genético pré-natal que é usado para detectar se um bebé irá sofrer da síndrome de Down, que resulta da duplicação do cromossoma 21.
As manifestações clínicas desta síndrome, além do atraso do desenvolvimento psicomotor, que é uma das características físicas típicas, há também os defeitos cardíacos, pouca audição, problemas esqueléticos e até mesmo pouco aumento do peso nos bebés. Os bebés com esta síndrome, desenvolvem-se mais lentamente, do que as outras crianças, embora possa variar. No caso do desenvolvimento da linguagem e da capacidade motora é, tipicamente, muito mais lento, por causa da força corporal, que