stalin e depois
Quando Stalin morreu seus sucessores não optaram pela estabilidade, a decadência se estabeleceu porque os cidadãos deixaram de perceber as razoes e princípios para os sacrifícios que lhes eram exigidos.
A subversão da NPE teve inicio em dezembro de 1925, quando o congresso do partido resolveu lançar um ambicioso programa de industrialização forçada. E industrialização que implicava coletivização da agricultura. Na medida em que os dois objetivos acarretavam a grande penúria, as vozes que discordavam tinham de ser silenciadas. Desse modo, o stalinismo era farinha do mesmo saco e só poderiam sobreviver enquanto seus elementos estivessem intactos.
Para começar a industrialização segundo o axioma marxista-leninista como as indústrias da Rússia eram rudimentares, tornou-se necessário começar tudo praticamente do zero. Quando isso fosse feito a União Soviética seria uma das melhores economias do mundo e com uma considerável classe trabalhadora, com capacidade de enfrentar seus rivais capitalistas.
Porem houve outra razão para a industrialização forcada que raramente é mencionada que foi quando Stalin anunciou que os imperialistas estavam armados para uma nova guerra e para enfrentar essa guerra “imaginaria” era necessária uma indústria de defesa
Em 1933, os ganhos reais dos operários caíram aproximadamente um decimo do que ganhavam as vésperas do impulso industrial. Segundo Alec Nove, especialista em economia soviética, 1933 foi o auge do declínio, mais precipitado em tempo de paz, do padrão de vida que se conhece na história.
Para aumentar a produtividade Stalin inseriu o principio de igualitarismo onde os funcionários independente da sua competência receberiam salários idênticos. Consequentemente, a nova escala de