Sr. Lacerda
JUNDIAÍ
2014
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
JUNDIAÍ
2014
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Inter-Process Communication (IPC)
Inter-Process Communication ou simplesmente IPC é um conjunto de técnicas para troca de dados entre os vários segmentos em um ou mais processos. Algumas formas de IPC facilitam a divisão de trabalho entre vários processos especializados. Outras formas de IPC facilitam a divisão de trabalho entre computadores em uma rede.
Normalmente, os aplicativos podem usar IPC categorizadas como clientes ou servidores. Um cliente é uma aplicação ou um processo que solicita um serviço de algum outro aplicativo ou processo. Um servidor é uma aplicação ou um processo que responde a uma solicitação do cliente. Muitas aplicações de atuar como um cliente e um servidor, dependendo da situação. Por exemplo, um aplicativo de processamento de texto pode atuar como um cliente ao solicitar uma tabela de resumo dos custos de produção de um aplicativo de planilha atuando como um servidor. O aplicativo de planilha, por sua vez, pode atuar como um cliente ao solicitar os últimos níveis de inventário de um aplicativo de controle de inventário automatizado.
Depois de decidir que suas aplicações se beneficiariam de IPC, você deve decidir qual dos métodos IPC disponíveis para uso. É provável que uma aplicação vá utilizar vários mecanismos de IPC. As respostas a estas perguntas determinar se um aplicativo pode se beneficiar usando um ou mais mecanismos de IPC.
Caso o aplicativo seja capaz de se comunicar com outros aplicativos em execução em outros computadores em uma rede, ou é suficiente para a aplicação para se comunicar somente com os aplicativos no computador local?
Caso o pedido seja capaz de se comunicar com os aplicativos em execução em outros computadores que possam estar em execução em diferentes sistemas operacionais (como o Windows de 16 bits ou UNIX)?
Caso o usuário do aplicativo tem que