Sr.Igor

748 palavras 3 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Turma: A03
Professor: Felipe Correa Veloso dos Santos

Simulação numérica de movimento de água em solo não-saturado

Goiânia, 11 de setembro de 2013.
1- INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos em processos físicos, governados por difusão. Devido à forte variação das propriedades do meio e/ou condições de contorno particulares, o método de volumes finitos foi utilizado com esquema de discretização mais elaborado, chamado Flux-Spline, a fim de simular numericamente problemas unidimensionais não lineares de infiltração de água em solo hidraulicamente homogêneo não saturado.

2- DESENVOLVIMENTO:

Discretização de problema difusivo transiente utilizando-se o método de volumes de controle, com esquema Flux-Spline. A discretização proposta por Patankar (1980), para casos transientes, é totalmente implícita no tempo, o que faz com que se obtenha, aproveitando-se a dedução anterior para o caso de regime permanente, as seguintes expressões:

Em que φi é o valor da variável dependente no tempo atual, φiold é o valor da variável dependente no tempo anterior e ∆τ é o intervalo de tempo adimensional.

Procedimento de adimensionalização:
Este procedimento será executado de forma a se obter os parâmetros adimensionais que regem o fenômeno de movimento de água em solo hidraulicamente homogêneo, não-saturado. Para a adimensionalização do tempo usar-se-á: t = tDsatLC-2, em que Dsat, é a difusividade hidráulica na umidade de saturação Usat admitindo que a curva de retenção e a curva da condutividade hidráulica deste solo, são contínuas e deriváveis em todos os pontos (Prevedello, 1996) e a curva de retenção é aproximadamente linear na iminência de saturação. Para o espaço, tem-se: Z = Z/LC. A condutividade hidráulica adimensional é K = k/ksat em que ksat é a condutividade

Relacionados

  • sr.igor
    658 palavras | 3 páginas